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Aromas Florais - Para um sono tranquilo

Sua beleza depende, e muito, de suas noites de sono. Uma noite bem-dormida rejuvenesce e energiza ...

Por Jornal O Legado em 23/06/2024 às 11:30:32

Foto de ilustração

Sua beleza depende, e muito, de suas noites de sono. Uma noite bem-dormida rejuvenesce e energiza você para enfrentar o dia-a-dia agitado. Marcas constantes de um sono perturbado podem trazer olheiras e rugas e prejudicar sua aparência.

Os cientistas sabem há muito tempo que o aroma de certas plantas tranquiliza os nervos e facilita o sono. Em parte, o segredo desse fenômeno se deve a associações agradáveis. Por exemplo, os fabricantes de perfume gostam de comparar a fragrância de limão e menta com uma brisa fresca. O aroma que as rosas exalam refresca e reanima. Em geral, a rosa é considerada a campeã entre as flores que propiciam um bom sono.

Está provado que as substâncias aromáticas, através de pontos ativos situados na mucosa do nariz, atuam em determinadas regiões do cérebro. Assim, o perfume do gerânio influi no sistema nervoso central, normaliza o estado dos vasos sanguíneos, baixa a pressão arterial dos hipertensos e proporciona um sono calmo e regular.

Você pode preparar em sua casa um bálsamo que ajuda a evitar crises nervosas, ansiedade e dores de cabeça: macere 1 colher (café) de casca de limão, 2 colheres (sopa) de pétalas de rosa, folhas de eucalipto e ramos de zimbro (arbusto conífero) e 3 colheres (sopa) de sálvia e tomilho (planta labiada, odorífera, empregada como condimento). A seguir, cubra o preparado com 11 colheres (café) de água fervente. Deixe descansar por seis horas e depois coe. Com um pulverizador, borrife a infusão no quarto antes de se deitar

Os cientistas também dizem que plantas aromáticas são indicadas para banhos relaxantes. Um banho preparado com flores de calêndula, de tília e folhas de pinheiro propicia um sono tranquilo. A fórmula é simples: ponha 100g de folha de pinheiro ou de ervas em um saquinho feito de gaze. A seguir, coloque-o em água morna (34ºC/35ºC). O banho deve durar uns dez minutos, e convém repeti-lo três vezes por semana antes de dormir. O resultado será muito agradável.


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