Jornal O Legado 728x90
Banner regulus 728x90
Doriana - Fraternidade 728x90

Reciclagem - uma necessidade

Como você pode observar, lixo é nocivo. E cerca de metade do lixo que produzimos diariamente não se decompõe na Natureza.

Por Texto de: Roberto Gonçalves em 07/04/2023 às 10:04:13

Foto de ilustração

Até quando nosso planeta poderá suportar o jogo sujo?

Vamos participar do projeto jogo limpo, a Natureza agradece.

Todo mundo está cansado de saber que lugar de lixo é no lixo.

Se todo mundo cuidasse do seu próprio lixo, o meio ambiente (NATUREZA) e as pessoas seriam poupadas de diversos problemas, como o lixo disposto de forma inadequada poluindo a água e o solo; baratas, ratos e outros transmissores de doenças contagiosas costumam se proliferar nesse hábitat.

Como você pode observar, lixo é nocivo. E cerca de metade do lixo que produzimos diariamente não se decompõe na Natureza. Produtos industrializados duram meses e até anos quando simplesmente exposto à ação do tempo. Outros materiais permanecem indefinidamente no ambiente. (A NATUREZA É QUEM SOFRE IMEDIATAMENTE COM ISSO).

Conheça a durabilidade de alguns produtos:

PAPEL: 03 meses a vários anos;
MADEIRA: 06 meses;
MATÉRIA ORGÂNICA: (Restos de Comida, Folhas, Cascas de Frutas e etc...) 02 a 12 meses;
CIGARRO: 01 a 02 anos;
CHICLETE: 05 anos;
LATAS DE AÇO: 10 anos;
EMBALAGEM LONGA VIDA, PLÁSTICOS, PNEUS: mais de 100 anos;
LATAS DE ALUMÍNIO: mais de 1.000 anos;
VIDRO: mais de 10.000 anos.

Reciclagem

Reciclar significa evitar o esperdício, reutilizando-se materiais. E reciclando nós estamos economizando energia e matérias-primas, causando menos poluição no ar, na água e no solo. Estamos ainda melhorando a limpeza na cidade. Material reciclado gera renda e empregos, propiciando a conservação da Natureza de forma correta.

E o melhor de tudo é que reciclar não requer prática, nem tampouco habilidade. Temos que nos conscientizar da importância da preservação do meio ambiente e principalmente que se cada um de nós fazer a nossa parte, com certeza estaremos contribuindo para melhoria da nossa condição de vida.

O que é o jogo limpo?

Jogo limpo é o projeto de minimização de lixo, que pretende envolver a nossa comunidade na solução do problema do excesso de lixo, minimizar o lixo envolve três ideias, conhecidas como os 3 R:

*Reduzir é evitar o desperdício, gerando o mínimo possível de lixo.
*Reutilizar é reaproveitar os produtos antes de descarta-los, na função original ou em outra.
*Reciclar é transformar um produto já descartado em matéria-prima. Por que jogar limpo?

Primeiro, porque é nossa obrigação, como cidadão responsável, segundo, porque todos queremos viver num mundo melhor, mais limpo e saudável, e deixar esse legado para nossos filhos.

Como jogar limpo em Casa e no Ambiente de Trabalho?

Separar o lixo em Casa e no Ambiente de Trabalho é mais fácil do que parece. Você e sua família e os colegas de trabalho logo vão se acostumar com o novo sistema. Você precisa somente de uma caixa de papelão ou sacos plásticos e um local (pode ser qualquer cantinho) para estocar o material reciclável gerado como: Papéis, Papelões, Jornais, Revistas, Folhetos, Vidros, Latas de Alumínio ou Flandres, Plásticos, Livros, Roupas usadas e outros.



Comunicar erro
Regulus 728x90
Doriana - Fraternidade 728x90